sábado, 1 de março de 2014

24 DE FEVEREIRO DE 2014 - 19H28 

Curso para Plebiscito Popular forma multiplicadores na Bahia


No sábado e domingo (22 e 23/02) foi realizado o Curso Estadual de Formação de Formadores e Formadoras – Bahia, promovido pelo Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político. O encontro aconteceu na Escola Estadual Carlos Marighella, no bairro do Stiep, em Salvador, momento em que estiveram reunidas mais de 250 pessoas de quase 70 organizações e movimentos sociais do Estado.


 

De acordo com Vitor Alcântara, integrante da Secretaria Operativa Estadual do Plebiscito Popular, o curso formou multiplicadores para reproduzir a capacitação nos municípios e regiões. “Superamos as expectativas com a representatividade no curso. Estiveram presentes municípios onde ainda não temos comitês formados e saímos com o compromisso e novos lançamentos no Estado”.

Entre os assuntos tratados, os participantes discutiram sobre o sistema político brasileiro; a realização de uma constituinte exclusiva e soberana; as mudanças necessárias para áreas sub-representadas como mulheres, negros e juventude; e os desafios da construção do plebiscito.

Segundo a organização do evento, o objetivo foi o de formar multiplicadores para que, ao compreenderem melhor os limites do sistema político atual possam contribuir com a construção do Plebiscito Popular. 

Plebiscito Popular

Formada por organizações de movimentos sociais, sindicais e partidos políticos, a campanha nacional foi lançada em novembro de 2013. O objetivo é criar um plebiscito para o voto popular exclusivamente para mudar o sistema político atual.

O Plebiscito Popular será realizado de 01 a 07 de setembro de 2014, com a seguinte questão "Você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político?"

Secretaria Operativa Estadual

Em novembro do ano passado, aconteceu a primeira Plenária Estadual para o lançamento do plebiscito na Bahia. Atualmente, o Estado conta com comitês em Feira de Santana, Vitória da Conquista / Anajé, São Felipe / Santo Antônio, Brumado / Guanambi / Caetité, Salvador, Barreiras e Porto Seguro. Até o final de fevereiro serão lançados os comitês de Itabuna / Ilheús, Cruz das Almas e Vale do São Francisco.


De Salvador,
Ana Emília Ribeiro

Sem comentários: